domingo, 13 de junho de 2010

Polícia Civil do Estado de Minas Gerais forma 802 novos agentes


Uma turma de 802 novos agentes de Polícia Civil concluiu o curso de formação e receberam seus diplomas durante solenidade realizada, nesta sexta-feira (11), na Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Acadepol), em Belo Horizonte. Os novos policiais passaram por três meses de preparação, com aulas de segunda a sábado, e carga horária de 10 horas diárias.

No curso, os alunos receberam noções, por exemplo, de direitos humanos, investigação policial, legislação de tóxico, busca e apreensão, noções de criminalística e medicina legal, legislação de trânsito, táticas operacionais, manejo e emprego de arma de fogo, defesa pessoal e técnicas de interrogatório.

Essa é a segunda turma de aprovados no Concurso Público de 2008, quando mais de 50 mil candidatos concorreram as 383 vagas, que, por ordem governamental, foram ampliadas para 1.526 oportunidades. Com a incorporação desses novos policiais, o efetivo da instituição passa a ser de 11.750 servidores.

Capacitação

Durante o curso de formação, os aprovados foram divididos em três módulos, respeitando a ordem de classificação dos candidatos. O primeiro módulo, com 796 agentes, recebeu o diploma em dezembro de 2009. A previsão é de que o terceiro e último grupo, com 214 agentes, se forme no dia 30 de junho deste ano.

A incorporação dos novos agentes faz parte do processo de recomposição do quadro de pessoal da Polícia Civil. O treinamento e a capacitação são considerados fundamentais para a consolidação do projeto de defesa social implantado em Minas Gerais, que se tornou referência no país.

Nos últimos anos, a Polícia Civil vem recebendo investimentos do Governo de Minas, com o objetivo de aparelhá-la e modernizá-la para atender aos desafios da defesa social contemporânea. Foram R$ 90 milhões, de 2003 a 2008, destinados à renovação da frota, concursos públicos, armas e equipamentos de informática e comunicação, tecnologia e formação de policiais.

Minas Gerais é o estado brasileiro que mais investe em segurança. Entre 2003 e 2008, o Governo de Minas destinou R$ 21,58 bilhões à área, sendo 99,02% dos recursos do Estado e 0,98% repassados por meio de convênios com governo federal e municípios

Nenhum comentário:

Postar um comentário