sábado, 26 de junho de 2010

Concurso na Polícia Civil: governo nomeia reprovados e aprovados protestam

Lívia Francez

ES - Uma comissão de aprovados no concurso para agente de Polícia Civil está denunciando diversas irregularidades no concurso promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), realizado em 2008. Diversos candidatos que haviam sido considerados não recomendados estão sendo nomeados e assumindo as funções no lugar de aprovados.
Depois de denunciar o caso ao Ministério Público Estadual (MPES), a comissão enviou ofício ao governador Paulo Hartung pedindo providências a respeito das irregularidades flagrantes no pleito.
Eles contam na correspondência que foram aprovados em todas as etapas do certame e, ao final dele, havia 76 candidatos não recomendados, sendo que 48 já foram nomeados. A não observação dos requisitos do certame foi cometida pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) que listou todos os candidatos como aprovados, mesmo com eles tendo sido considerados não recomendados pela banca examinadora, por terem sido reprovados no exame psicológico.
Eles salientam que o edital do concurso estabelece que seria eliminado do concurso o candidato que não apresentasse os requisitos psicológicos ao exercício do cargo, mas ainda assim os não recomendados estão sendo nomeados.
Nenhuma outra entidade policial do País desconsidera o exame psicológico dos candidatos na investidura dos cargos e a atitude ainda fere a legislação, já que põe em risco a vida de cidadãos e dos próprios candidatos, podendo culminar na responsabilização daqueles que procederam à nomeação dos não recomendados.
Além do ofício encaminhado ao governador, os candidatos aprovados também já ingressaram com ação no MPES e pediram esclarecimentos sobre as nomeações à Sesp e à Seger. Até mesmo o Conselho Regional de Psicologia enviou carta à Seger pedindo esclarecimentos sobre a chamada de candidatos não aprovados em exames psicológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário