sábado, 17 de julho de 2010

Polícia Militar lança Operação Férias Seguras e projeto para segurança familiar

O projeto para a segurança da família, que será lançado em Bom Despacho, buscará envolver os segmentos da sociedade para a prevenção e redução de delitos.
- Se for viajar, sua casa estará mais segura se:
• Trancar portas, janelas e portões;
• Solicitar ao vizinho que recolha as correspondências e acione a PM quando observar a presença de pessoas suspeitas;
• Não deixar visíveis ferramentas, escadas e outros objetos que possam facilitar a entrada de pessoas.
- Seu veículo estará mais protegido se:
• Estacionar em locais iluminados e movimentados;
• Manter os vidros fechados, portas travadas e alarme acionado;
• Não der carona a desconhecidos;
• Não deixar objetos de valor visíveis em seu interior.

- Você estará mais seguro se:
• Evitar brigas e confusões;
• Dirigir com segurança, respeitando a sinalização, as autoridades policiais e os outros motoristas;
• Antes de viajar, fazer uma revisão nos principais componentes do seu veículo;
• Usar sempre o cinto de segurança, pois ele é obrigatório para todos os ocupantes do veículo;
• Nunca dirigir após ingerir bebidas alcoólicas. Lembre-se que álcool e direção não combinam;
• Portar sempre os documentos obrigatórios do veículo e do motorista;
• Usar o celular com o veículo parado.



“Através de uma medida simples, que é envolver a família, por intermédio das crianças e adolescentes no ambiente escolar, em casa, no trânsito e no meio ambiente, na adoção de medidas de autoproteção e mudanças de comportamento, sem que haja qualquer relação com algum risco”, comentou a 7ª Região da Polícia Militar, por meio de nota.

O estudante é protagonista do processo de disseminação dos ensinamentos sobre as ações e medidas de segurança pública repassadas pelo projeto Educação para a Segurança da Família.

Este projeto abraça todos os municípios pertencentes a 7ª RPM e abrangerá todas as crianças do 5º e 6º ano do ensino fundamental. Em Nova Serrana, os instrutores do Proerd (Programa para Erradicação das Drogas e Violência) e JCC (Jovens Criando a Cidadania) estarão desenvolvendo palestras e um programa especial para o trabalho com as crianças e os pais. A premissa maior deste projeto é a participação do cidadão, representado pelo aluno, sua família e sua comunidade, na adoção de medidas de autoproteção, orientadas e fomentadas pela PM em parceria com escolas
.
Operação Férias Seguras

O coronel da PMMG Luiz Rogério de Andrade fará o lançamento da Operação Férias Seguras, da região Centro-oeste Mineira, na cidade de Conceição do Pará.

Durante a solenidade será lançado também o Projeto Educação para a Segurança da Família, que busca potencializar, de forma ampla, as ações de prevenção de delitos e de proteção efetiva da população ordeira, ampliando as discussões pedagógicas e compromissos entre Escola e Família, fomentando o estabelecimento de medidas de auto-proteção, de proteção ao patrimônio, ao meio ambiente e trânsito.

O projeto ainda tem por objetivo promover discussões acerca das ações de segurança preventiva no ambiente escolar, com envolvimento da família e da Polícia Militar, além das crianças e adolescentes, em atitudes de respeito e participação, contribuindo para a melhoria da qualidade dos espaços de convivência, meio ambiente e do trânsito, fomentando a participação dos alunos do Ensino Fundamental (5º e 6º anos) na difusão de procedimentos de proteção, cuja responsabilidade parte também, do cidadão e da família.

Concomitante, estará sendo lançada a Operação Férias Seguras na 7ª RPM, quando a PMMG estará realizando operações com lançamento de Patrulhas de Prevenção Ativa nos bairros, rodovias e zona rural, com o objetivo de prevenir furtos e roubos, acidentes de trânsito e crimes e infrações ambientais, porém, todos podem fazer a sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário