quinta-feira, 29 de julho de 2010

No caminho certo

Polícia Militar quer se aproximar da população


Em circulação por toda a cidade de Uberaba, o veículo da Base Comunitária Móvel da Polícia Militar (PM) tem o objetivo de se aproximar da comunidade uberabense, no intuito de identificar os principais problemas nos bairros do município. Futuramente, uma segunda Base deve chegar à cidade.
Em ação em todo o Estado de Minas Gerais, a Base iniciou suas atividades em Uberaba recentemente. O problema é que a população não conhece o trabalho da Base e "corre" dela.
"As pessoas veem o trabalho da PM apenas de forma repressiva. A gente chega aos bairros e a população se esconde. O principal conceito que se tem da Polícia Comunitária é a sua possibilidade de fazer uma aproximação entre os profissionais que trabalham na Segurança Pública e os moradores da comunidade onde eles atuam. Um dos eixos centrais da proposta filosófica da Polícia Comunitária é justamente humanizar, sempre que possível, o trabalho dos seus profissionais, que no passado, para a comunidade, ficavam restritos apenas a um número de telefone ou uma instalação física como referencial", explica a sargento Rutinéia.
Além de poder registrar ocorrências pela Base, o cidadão pode reclamar sobre determinado problema e sugerir determinada ação a ser feita pela PM, após responder um questionário entregue pela mesma. "A Base é um posto policial móvel. Nós levamos os problemas citados pela população ao Batalhão, para haver o policiamento correto nos locais. Em Belo Horizonte isso já está dando certo", garante Rutinéia.
Fazem parte do trabalho da Base dois policias em duas bicicletas; dois policiais em duas motocicletas; além de mais três, que atuam na abordagem à população. Os sete policias são: sargento Rutinéia, cabo Alessandro e os soldados Vargas, Pegorari, Pedro, Jobel e Francisco.
Nos próximos dias o veículo também terá a instalação de um aparelho GPS e de um netbook conectado à internet para facilitar ainda mais o trabalho da PM. Quem garante isso é o comandante do 4º Batalhão de PM de Uberaba, tenente-coronel João Lunardi. "Também vamos tentar trazer uma nova Base aqui para Uberaba", adianta Lunardi.

Por:Rodolfo Natálio

fonte:http://www.jornaldeuberaba.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário