domingo, 1 de agosto de 2010

Recenseadores vão às ruas e iniciam pesquisa para o Censo 2010

58 milhões de domicílios brasileiros terão moradores entrevistados.
Levantamento ocorre até 31 de outubro em todo o país, diz IBGE.
Nathália Duarte
Do G1, em São Paulo

Recenseadores usam computador de mão para
pesquisa (Foto: Licia Rubenstein/IBGE )A partir deste domingo (1º) e até 31 de outubro, mais de 190 mil recenseadores vão às ruas com a missão de visitar os 58 milhões de domicílios brasileiros. O procedimento ocorre, em geral, de dez em dez anos, e vai coletar dados para o Censo 2010, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A coleta de dados para o censo se dá presencialmente, por meio de entrevistas feitas pelos recenseadores com um ou mais moradores de cada domicílio. "É uma operação absolutamente transparente e bastante trabalhosa. Serão feitas visitas exaustivas para garantir que todos os domicílios, sem exceção, sejam recenseados", diz o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.

A megaoperação, que envolve cerca de 230 mil pessoas pelo país, conta, além dos recenseadores, com analistas censitários - envolvidos no planejamento do censo; e agentes censitários - responsáveis pela logística e acompanhamento da coleta de informações.

Para garantir que todas as residências fossem visitadas, o IBGE dividiu o território brasileiro em 314 mil setores, chamados setores censitários. "Durante os primeiros meses deste ano, percorremos 224 mil desses setores para catalogar todas as casas de endereçamento definido. Os setores que ainda não foram visitados são rurais ou não têm endereçamento regular. Ainda assim, eles estão mapeados e todos esses dados estarão no computador de mão usado pelo recenseador", diz Nunes.
Leia mais: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/recenseadores-vao-ruas-e-iniciam-pesquisa-para-o-censo-2010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário